A criança e a família no processo de Reabilitação Neuropsicológica

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Por Martha Miguel

Neuropsicóloga



A Reabilitação Neuropsicológica infantil é um processo que tem como objetivo ajudar a criança com necessidades especiais a atingir o seu melhor potencial físico, psicológico, social e educacional, respeitando as condições apresentadas pela família.

O programa de reabilitação da criança é multidisciplinar. Geralmente é o médico pediatra, baseado na avaliação clínica, que encaminha para profissionais especialistas.

A Avaliação Neuropsicológica tem um importante papel nesse processo, busca entender o potencial e as dificuldades apresentadas pela criança. O neuropsicólogo, dependendo da necessidade, pode encaminhar para outras avaliações como médica, fonoaudiológica, terapia ocupacional, etc.


O diagnóstico tem o papel importante de abrir caminhos para o tratamento adequado, porém, nesse momento, é comum a família "perder o chão", ela passa por uma sensação de que está numa caminhada com destino incerto, e é assim que começam a surgir as dificuldades familiares para lidar com a nova realidade. A angústia do "não dar conta", a incerteza do futuro, a dificuldade da aceitação, a culpa e um turbilhão de sentimentos que surgem, desestruturam a família e, muitas vezes, leva ao caos àquelas que já possuíam outros problemas.


Vamos trazer aqui histórias de superação, dificuldades vividas pelas famílias, é muitas ideias criativas que podem ser introduzidas nesse processo de reabilitação.

"Dá pra Fazer" a vida ficar mais colorida, independente da situação.

Vamos caminhar juntos num só objetivo, superar a dificuldade de cada dia.

29 visualizações0 comentário