Prática "Pote da Calma"!

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Mindfulness para pais e educadores praticar com as crianças.

Relaxar o corpo, e acalmar a mente.


por Martha Prado Miguel

Neuropsicóloga


Prática: POTE DA CALMA (Mente Calma)

O pote da calma (ou calming jar, em inglês), é inspirado na abordagem Montessori, o objetivo é distrair e tranquilizar a criança em momentos de estresse. Enquanto ela observa o movimento do conteúdo do pote aprende a respirar e se acalmar.


A atividade artística pode ser uma motivação para a prática.


Apresente o POTE, mostre como funciona. Introduzir a arte: construir o pote da calma junto com a criança, prende sua atenção, com curiosidade. Fazendo a prática de Mindfulness com seu próprio POTE, pode ser uma ferramenta para que a criança use todas as vezes que precisar.



Como fazer o POTE DA CALMA?



Material:

-1 pote grande de plástico com tampa.

-Aguá morna.

-Corante alimentício da sua preferência.

-Cola glitter.

-Glitter.

-Fita adesiva para vedar.


Modo de fazer:

1- Coloque no pote a aguá morna e misture 2 colheres de cola glitter. Mexa até a cola ficar diluída.

2-Coloque a mistura o corante de sua preferência.

3-Acrescente o glitter e misture.

4-Feche o pote, deixando-o bem fechado e utilizando a fita adesiva faça uma boa vedaçãopara que a criança não abra e a aguá não vase. (Se preferir utilizar fitas com forte aderência para vedar, como Silver tape ou durez grosso, podem ser usadas e depois pode-se decorar com durex colorido por cima pela criança.)

5- Agora é só chacoalhar e relaxar!;)


É possível fazer uma série de potes com cores e efeitos variados.



(Prática guiada pelo adulto. Use palavras conhecidas pela criança, seja simples na comunicação. A música calma é opcional. Pode ajudar a criança relaxar, mas se incomodar retire a música).


Vamos começar?


Vamos nos sentar e respirar um pouco mais forte, puxe o ar pra dentro (inspire) e solte (expire)...........isso. Novamente, inspire.........enche a barriga de ar .......expire ...esvaziando a barriga............ , por três vezes.


Agora deixe que a respiração fique natural......sem esforço...isso...Inspire e expire bem suave...isso. Preste atenção no POTE que está a sua frente........veja a água, limpa, transparente......mas no fundo do pote que tem alguma coisa...............Vamos pegar o POTE e sacudir ....isso....percebe que tudo se misturou......a água ficou misturada, poluído com o que tinha no fundo...............coloque novamente o POTE pra descansar......vamos ficar olhando o POTE até que a água fique limpa novamente......isso......................................se preferir, feche os olhos e descanse enquanto esperamos que tudo vá para o fundo do pote ..... .........................


Estamos prontos? A água está limpinha? Ótimo, conseguimos!

Da mesma forma que acontece com o POTE, acontece na nossa cabeça, aqui na mente, onde ficam os pensamentos......quando estamos preocupados, pensando muito, os pensamentos se misturam na nossa cabeça e fica assim...uma confusão... as vezes ficamos até agitados, sem paciência, triste...........por isso precisamos parar dar uma PAUSA em tudo, e deixar que os pensamentos vão lá pro fundo da cabeça (mente) que fiquem paradinhos.......Você viu que dá pra fazer eles ficaram parados sem incomodar por algum tempo. As vezes eles ficam tanto tempo lá no fundo da mente que esquecemos deles, os pensamentos nem aparecem mais.......

Agora que sabemos como acalmar os pensamentos, vamos fechar os olhos, solte o corpo, deixe o corpo bem solto (molinho).........e prestando atenção na respiração bem calma.... sentindo o ar entrando e saindo pelas narinas.....sem nenhum esforço............, todo o corpo respira .....isso..... tranquilo........ .......Finalmente, vamos nos preparando para aos poucos abrir os olhos.

454 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo