O que é Mindfulness?

Atualizado: 25 de Jul de 2020


Por Martha Miguel

Neuropsicóloga


Mindfulness é uma forma de desenvolver a atenção plena, e mais, como estar atento ao que acontece no presente, com abertura e aceitação. Mindfulness é experimentar, tanto a alegria quanto a tristeza, tal como ela é, sem resistir, sem emitir opinião. É dirigir sua atenção amorosa para o aqui e agora, o tempo todo. Segundo Jon-Kabat-Zinn, Mindfulness é “apenas parar e estar presente, só isso”. Mas a prática de Mindfulness exige esforço e intencionalidade, por isso vamos trazer para você informações necessárias para que conheça os benefícios dessa prática.


COMO A PRÁTICA DE MINDFULNESS PODE AJUDAR PAIS E FILHOS?


O mundo hoje está exigente com nossas crianças, elas estão mais inteligentes, têm acesso à tecnologias de ponta desde bebê, e participa de uma dinâmica familiar que também não possui uma estrutura fácil de se compreender. Nossas crianças hoje, ainda estão inseridas numa sociedade que se desconstruiu e busca entender como criar seus filhos para que eles tenham uma vida adulta saudável e feliz.

Mindfulness para crianças vai ao encontro de uma necessidade crescente dos pais, que buscam encontrar tranquilidade física e mental, em tempos tão exigentes para criar os filhos. Mas apenas tranquilidade não basta, é necessário também desenvolver práticas diárias para lidar com atenção plena as experiências vividas, sejam quais forem, elas proporcionam oportunidades de crescimento pessoal. Infelizmente o tempo tão precioso que temos com os filhos, em sua maioria, são consumidos com as obrigações e, poucos vividos na plenitude. Mindfulness é vivência, sendo assim, os pais precisam entender os princípios e praticar para poder compartilhar com os filhos.



Aguardem os próximos temas - Como praticar mindfulness; - Crianças especiais podem praticar mindfulness?

Para saber mais: Mindfulness e Ciência

Organizadores: Marcelo Demarzo e outros


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo