Mindfulness para pais e educadores

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Por Martha Prado Miguel

Neuropsicóloga.


No último post discorremos de forma bem sucinta sobre “O que é Mindfulness”. Não temos a intenção que esse assunto se esgote em poucas linhas, mas espero que tenha despertado em você a curiosidade em conhecer mais. No final de cada post estarei indicando literaturas, artigos científicos e links de profissionais envolvidos no assunto.


COMO POSSO INICIAR A PRÁTICA EM MINDFULNESS?


No aprendizado das práticas, vamos falar muito sobre prestar atenção, isso quer dizer, que um dos pontos fundamentais para praticarmos é desenvolver a Atenção Plena.

Mindfulness busca desenvolver a consciência: “a qualidade de não se perder, de estar atento, presente, com atenção plena”, ou seja, numa tradução mais literal seria, ter consciência da atenção.


Desenvolvendo a conscientização:


Primeiro: é necessário que se tenha a INTENÇÃO, ou seja motivação para aprender.


Segundo: a ATENÇÃO deve ser exercitada com outra perspectiva, sem interpretação.


Terceiro: a ATITUDE (como agir) deve ser substituída por ações mais conscientes.


Duas formas de praticar Mindfulness (Atenção Plena)


A prática informal consiste em exercitar a atenção ao longo do dia, ou seja, estar atento a tudo que fizer. Ex: Quando for escovar os dentes, esteja motivado a prestar atenção na atitude (na ação) de escovar os dentes. O que antes era realizado automaticamente passa a ser realizado com foco, intencionalmente:


- prestar atenção a todas as sensações que possa ter na atividades do dia a dia, por exemplo, ao escovar os dentes, tomar banho, almoçar, etc.

- criar uma pausa rápida entre as atividades, sentindo a respiração e reconhecer que está ali presente na mente, no corpo e nas emoções.


Vamos praticar?


A prática formal, consiste naquele momento em que damos uma PAUSA a tudo que estamos fazendo para meditar. Para facilitar o envolvimento com a prática, é aconselhável encontrar um lugar calmo (se possível). Nos colocamos na postura preferida, sentado na cadeira ou no chão, etc, com a coluna ereta, de forma confortável. Fechamos os olhos, e iniciamos o treino seguindo o aprendizado ou a prática guiada.



Próximo post: Visite os posts de Mindfulness para crianças

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo