Memória Olfativa!

Atualizado: 25 de Jul de 2020




O sentido de olfato é produzido pela estimulação do epitélio olfativo, localizado no teto das cavidades nasais. O olfato do homem em comparação a dos animais é pouco desenvolvido.


Nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas.  Metade do sabor é o cheiro. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Ao ingerirmos os alimentos, eles liberam moléculas olfativas que são detectadas pela mucosa olfativa, e nos dão a combinação de sabores e aromas. Por isso, quando estamos com o nariz entupido, por causa de um resfriado, não sentimos muito bem o sabor dos alimentos.


Qualquer cheiro é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado.


"Uma das funções mais importantes e mais conhecidas do olfato é estimular a memória. Pessoas com problemas olfativos às vezes não conseguem evocar situações com facilidade. A ciência não sabe explicar essa relação. Supõe-se que, para reconhecer qualquer coisa, o cérebro puxe de seu arquivo um fato do passado. De outro modo, apenas registraria odores, sem saber exatamente do que são. Assim, diante de uma flor, talvez a mente produza associações com momentos do passado — uma brincadeira de criança num jardim ou um passeio com a namorada num parque. Pois, se não bastasse tudo o mais, o olfato é também, misteriosamente, o mais nostálgico dos sentidos." (Revista Super Interessante, janeiro 1988)


Realizando essa atividade sensorial com a criança aguçamos o seu olfato, através de cheiros conhecidos ou desconhecidos, identificamos alimentos e relacionamos o cheiro ao objeto e as pessoa.  Trabalhamos também a memória da criança e os seus sentimentos ao entrarem em contato com odores agradáveis a elas.

Pegue um copo de isopor e corte um círculo de EVA.

Faça alguns furinhos com a própria tesoura.


Aroma de Canela em pau.

    Aroma de camomila.

Assim podemos brincar de adivinhar os cheiros com as crianças!!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo