Maria Montessori e as Crianças com Deficiência!




Maria Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi médica, pedagoga e feminista italiana.


É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.


Para conhecer um pouco mais sobre a sua História e Biografia, segue abaixo a indicação de um filme chamado "Maria Montessori - Uma Vida dedicada às crianças.".




Estudando a Metodologia Montessoriana , lendo os seus livros, percebemos o quanto foi e é importante as suas observações e direções até hoje. Montessori tinha um olhar além de uma pedagoga, um olhar científico, atento no desenvolvimento da criança, preocupado em pontuar cada etapa do seu desenvolvimento. Desde suas adaptações nos móveis das escolas italianas, serrando os pés das mesas e cadeiras para adequar a altura das crianças menores, até na organização de suas propostas, faz despertar na criança o seu potencial para cada etapa da vida que está passando. E o que é mais importante e é o objetivo de todo esse conceito é fazer da criança um ser independente e feliz.


O mais incrível é que Montessori começou a construir esse Caminho de Aprendizado ensinando crianças com deficiências. Mais uma vez a história comprovando o rico ganho que está em ENSINAR e a APRENDER ao mesmo tempo, a CONSTRUIR PONTES para a Reabilitação das pessoas e Descobrir respostas do Desenvolvimento humano.

Mais uma vez (e como sempre acontece!), a Inclusão enriquece a conquista para TODOS na Sociedade. Mais uma vez (e nisso Montessori é para nós uma "musa" inspiradora), usar a CRIATIVIDADE é essencial para Incluir com eficiência, dar Vida ao que não existia e Criar algo Novo que mudará a Condição e a Vida de muitos.



O que Montessori ensinou e aprendeu com as crianças com deficiência foi de extrema importância para o resultado de sua pesquisa e metodologia que até hoje é estudada e praticada por diversas escolas e famílias do mundo todo!


“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor.” (Montessori)


Obrigada, Maria!!❣💡🎨💙

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo